Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Da Impossibilidade da Não Existência



Enquanto apaixonada e profissional de Comunicação, há muitas coisas que me torram a paciência e uma delas é o falso alarmismo (mais à frente explicarei porque uso este adjectivo).
Choca-me o facto de as pessoas se preocuparem demasiado com factos assumidos e contemporâneos que resumo a "mania da perseguição".
Agora, virou moda entre nós a extrema preocupação com os direitos de imagem. Tudo bem, devemos preocupar-nos, mas cair em extremos não é para mim.
Tenho-me deparado com alguns exemplos, sobretudo de presenças no facebook, de uma indignação tremenda quando vêem a sua cara laroca nalguma foto, algures no álbum de alguém.
Sou apaixonada pela Fotografia e não ando para aí a debitar as carinhas larocas que decido fotografar, mas quando na foto os meus modelos estão sorridentes e em poses emblemáticas (ou tentativas de), parto do pressuposto que sabem que estão a ser fotografados e me dão a honra de os fotografar.
Algumas pessoas não gostam de aparecer ou de ver as suas carinhas "postadas" por aí...mas eu tenho novidades:

1. A partir do momento em que estão no facebook, até as vossas carinhas são reconhecidas pelo bicho. Experimentem identificar uma catrefada de fotos de amigos vossos.
2. Com aqueles cartões maravilhosos de descontos dos hipermercados, para além dos 50% de desconto em cartão (que dão tanto jeitinho), estão a criar bases de dados com os vossos hábitos de consumo.
3. O vosso telemóvel é a enciclopédia ambulante do vosso quotidiano (tenham cuidado, pode estar sob escuta).
4. Muitos estabelecimentos, estradas e outros locais que frequentam (os elevadores com espelhos também estão contemplados) estão equipados com sistemas de vigilância (e som, também).
5. O vosso nº de contribuinte ou BI/Cartão do Cidadão não se limitam a ocupar espaço na carteira (servem para identificação e outras coisinhas pipoquinhas).
6. A vossa voz é única e pode ser reconhecida. Até pode ter sido gravada 1 milhão de vezes sem vocês repararem nisso.
7. Cuidado com as pessoas que vos rodeiam...ouvem (e pior, falam e muitas vezes de vocês).

Podia continuar com a lista, mas acho que já fui suficientemente clara. Ou seja, vocês existem, logo não podem inexistir, se é que me compreendem. My god, não me digam, andam por aí fotos vossas sem o vosso consentimento? E agora? Como é que alguém vos poderá compensar por tamanha desgraça? Desdramatizem, por favor...
Um dos princípios da Comunicação é que é impossível não comunicar.
Esta, eu não vou densenvolver. Mas posso acrescentar que até podem andar tapados da cabeça os pés que nada vos adianta. Até o vosso olhar é único...
Um pedido desta miúda: deixem esse falso alarmismo e aproveitem os pequenos minutos de fama que a vida vos dá. E não se preocupem, muitas das vezes nem têm público...
Existam, vivam simplesmente. A não ser, claro, que utilizem as vossas imagens para fins comerciais. Aí, indignem-se! Exijam uma indemnização...

É impossível ser-se um espectro, quando se é um corpo inteiro...


P'la miúda
Torres Novas, 22 de Agosto de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário